Análises

Gol coroa fase mágica de Éderson no Cruzeiro

Meio-campista vem sendo o melhor jogador da equipe desde que se tornou titular

Antes, uma luz no fim do túnel. Hoje, o iluminado. Assim é Éderson que, há meses atrás nem era cogitado para a titularidade, ganhou seu espaço sem muito alarde e, atualmente, é o xodó da torcida cruzeirense. Agora, após ótimas atuações, o camisa 15 marcou o gol que deu a vitória ao Cruzeiro contra o Corinthians, premiando seu excelente momento.

Absoluto

Desde que se tornou titular da Raposa, lançado por Rogério Ceni, em jogo contra o Palmeiras, no dia 14 de setembro, Éderson se tornou unanimidade no universo cruzeirense. O jogador agradou em todos os jogos que fez e se sente cada vez mais à vontade. Mesmo após a troca de técnicos, o volante seguiu como titular. Hoje, é impossível imaginar o time do Cruzeiro sem o garoto.

Pouca idade e muita calma

Com apenas 20 anos, Éderson entrou no time titular em um momento caótico e, mesmo assim, exalou tranquilidade. Mesmo enfrentando uma sequência pesada, com times como Flamengo, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Corinthians, o volante demonstra uma frieza raramente vista pela idade.

Função tática

No começo, o jogador fazia o simples. Atuava como volante, focando na marcação e aparecendo no ataque de forma tímida. Com Abel, é possível enxergar o jogador jogando bem à frente de Henrique, figurando entre a linha de meias, participando da armação do time e surgindo na área como um elemento surpresa. Entretanto, mesmo assim ele é essencial na marcação cruzeirense. Éderson tem a cara do futebol atual. Moderno.

Nos vídeos e imagens abaixo, é possível analisar a versatilidade e inteligência tática do jogador. Contra o São Paulo, participou da armação do time deu passe para Neves. No jogo contra a Chape, pisou na área para finalizar e deixar David na cara do gol.

 

Créditos dos vídeos: Reprodução/Youtube/Lances Futebol

Posicionamento de Éderson

Nas imagens congeladas, é palpável entender bem o desenho tático do time de Abel e o que ele imagina para o jovem.

Gol coroa fase mágica de Éderson no Cruzeiro
Éderson participa ativamente do jogo ofensivo do time. – Reprodução/Youtube/Lances Futebol
Gol coroa fase mágica de Éderson no Cruzeiro
O esquema 4-1-4-1 se faz presente em momentos dos jogos. – Reprodução/Youtube/Lances Futebol
Gol coroa fase mágica de Éderson no Cruzeiro
Box to box: de área à área. – Reprodução/Youtube/Lances de Futebol

Números pelo Cruzeiro

No Brasileirão, Éderson possui 11 jogos e 1 gol, marcado no último jogo. Segundo dados do Sofascore, sua nota média é de 6.77. Além disso, de acordo com o Footstats, ele tem 24 desarmes, sendo 18 certos; 11 dribles, com oito bem sucedidos; dez finalizações, cinco corretas; oito interceptações e sete certas; 15 faltas sofridas e 19 cometidas. Em passes, a precisão impressiona: foram 334 efetuados e 309 certeiros, com uma porcentagem de acertos superando os 92%. 

Xodó de Abel Braga

Após a atuação de gala contra o São Paulo, Éderson foi alvo de elogios do comandante. Abelão não mediu as palavras ao descrever o garoto e seu bom futebol.

“Esse cara é um absurdo, é um monstro. Ele parece que entra com dúvida de alguma coisa. De repente, aparece na cara do goleiro, dá passe para David, dá passe para o Fred, para o Thiago Neves. É um jogador moderno. Ele vai disputar a Olimpíada”, disse o treinador.

O gol

Se há merecimento, até o adversário ajuda. E assim foi o tento de Éderson contra o Corinthians. Após sofrer uma pancada, o camisa 15 ficou deitado na defesa adversária em completa posição de impedimento. Entretanto, ele foi presenteado com um lindo passe logo de Fágner, lateral do Timão, aniquilando quaisquer possibilidades de condição irregular. Em seguida, o jogador desfilou toda a frieza que lhe é peculiar, driblou o goleiro Walter e sozinho pôde marcar seu primeiro gol como profissional.

Valor de mercado

Se continuar dessa forma, rapidamente clubes europeus sondarão o volante. Segundo o Transfermarkt, o valor de mercado do atleta ainda está na casa dos 1 milhão e 500 mil euros, o que equivale a 6 milhões e 900 mil reais. Todavia, é certo que se alguma proposta chegar, deve superar os valores especulados. Na situação financeira que o Cruzeiro se encontra, fazer caixa com jogadores da base é fundamental. Vale lembrar que para ter Éderson, a Raposa desembolsou apenas 1 milhão de reais por 50% dos direitos econômicos dele e um contrato de quatro temporadas.

Se continuar dessa maneira, Éderson tem tudo pra se tornar um grande jogador. Além de crescer dentro do Cruzeiro, pode sonhar com carreira internacional e até mesmo em chances com a camisa da Seleção Brasileira, futuramente.

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar