Análises

Ariel Cabral ou Jadson: qual o melhor substituto para o suspenso Éderson?

Camisa 15 recebeu terceiro cartão amarelo e não joga o próximo jogo

Em grande fase, o volante Éderson é desfalque para a partida contra o Fortaleza, no sábado (26), às 21h, no Mineirão. O jogador recebeu cartão amarelo no jogo contra o Corinthians, na última rodada. Agora, resta saber  como o técnico do Cruzeiro, Abel Braga irá resolver esse problema. Ariel Cabral e Jadson brigam pela vaga.

Na disputa, estão os dois volantes que, apesar de jogarem na mesma posição, possuem características completamente diferentes.

Ariel Cabral

Desde 2015 no clube, o argentino já foi titular com a camisa cruzeirense muitas vezes. Ariel tem um estilo de jogo de cadência e posse de bola. Apesar de lento, o jogador possui um senso de posicionamento muito bom e, dessa forma, sabe preencher espaços como ninguém. Além disso, o camisa 5 pode oferecer muita qualidade de passe e forte marcação ao time celeste.

Jadson

Por sua vez, o camisa 27 não dispõe de tanta qualidade técnica como Ariel Cabral, mas possui boas características. Veloz, Jadson é um jogador querido por Abel, que trabalhou com ele no Fluminense em 2018. Com um posicionamento mais à direita, o volante viveu boa fase no Tricolor Carioca, mas ainda não conseguiu repetir o bom futebol na Cruzeiro.

O que muda em relação a Éderson?

Enquanto o jovem tem imposição física e oferece muita movimentação, Cabral se mantém mais fixo pela esquerda, distribuindo o jogo, sem tanta chegada ao ataque como o camisa 15. Já Jadson, tem preferência pelo lado direito, o que faz o capitão Henrique se mover para o flanco esquerdo. Em uma das poucas semelhanças com Éderson, o camisa 27 oferece bastante movimentação, até mesmo por seu porte físico e sua velocidade. Entretanto, a essa característica não é executada da mesma forma, devido à inferioridade técnica de Jadson em relação a Éderson.

Os mapas de calor abaixo ilustram muito bem como os jogadores atuam. No mapa, é possível enxergar a movimentação média que cada atleta possui.

Qual o melhor substituto para o suspenso Éderson?
Titular, Éderson tem uma grande movimentação e flutua por todo o campo – Créditos da imagem: Sofascore
Qual o melhor substituto para o suspenso Éderson?
Como dito, Ariel Cabral tem preferência pelo flanco esquerdo – Créditos da imagem: Sofascore
Qual o melhor substituto para o suspenso Éderson?
Jadson passa o jogo quase todo pelo lado direito – Créditos da imagem: Sofascore

As pistas para a escolha

Contra o Fluminense, Éderson estava fora e o escolhido foi Jadson. Por outro lado, no último jogo, Ariel Cabral entrou em campo e seu companheiro não. O equilíbrio continua no panorama geral, afinal, ambos os atletas atuaram em três oportunidades sob comando de Abelão. A igualdade até aqui atrapalha, mas por já ter trabalhado com Jadson anteriormente, é possível que Abel o escolha para ser o substituto de Éderson.

Segundo Diego Finelli, setorista do Globoesporte.com, Jadson é o favorito para a vaga.

 

A opinião do outro lado

O estudante Caio Salgueiro, torcedor do Fortaleza, dissertou sobre as características de jogo do time tricolor, qual jogador seria mais útil e como o Cruzeiro deve atuar na partida.

O time cearense pode ser muito letal nos contra-ataques, isso em função do seu quarteto ofensivo que agride de forma muito veloz e organizada os espaços adversários. As jogadas em grande maioria partem pelos lados, seja direita com Tinga, Edinho e Romarinho, seja na esquerda com Carlinhos, Osvaldo e Romarinho. Deu para perceber que Romarinho foi citado duas vezes, isso porque o jogador é a principal arma de funcionamento dos ataques da equipe tricolor. Rogério Ceni dá muita liberdade para o baixinho se movimentar no campo de ataque, flutuando muito bem entrelinhas, sendo assim, necessário uma marcação especial no referido atacante. Portanto, a entrada de um volante com maior pegada no meio-campo cruzeirense no lugar do suspenso Éderson seria de melhor benefício ao time. Entretanto, devido sua lentidão, pode sofrer um pouco com isso. Ademais, também é importante que os dois pontas/meias abertos do Cruzeiro recomponham com qualidade, visto que, como dito anteriormente, o Fortaleza ataca fortemente pelos lados com três homens na maioria das vezes.

Jogo decisivo para o Cruzeiro

Independente de quem for o escolhido, é necessário que quem entre dê tudo disse e faça um bom jogo. Afinal, o duelo contra o Fortaleza se encaixa naquele clichê do futebol: o jogo de três pontos.

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar