ColunasTBT

TBT #3: Cruzeiro 1×0 Villa Nova – O maior público da história do Mineirão

Relembre essa página heroica e imortal

Você sabe o que significa TBT? Não? TBT é a abreviação de throwback thursday, e é uma hashtag constantemente usada no Instagram. Às quintas, os usuários da rede social costumam postar fotos antigas usando #TBT, com o objetivo de recordar essas lembranças. Agora, o TBT estará presente no Mais Cruzeiro. Toda quinta-feira, iremos relembrar um jogo marcante da gloriosa história da Raposa.

Nos dois primeiros episódios da série, falamos sobre as marcantes vitória sobre Flamengo e Corinthians. Agora, voltaremos ao mágico ano de 1997. A bola da vez é a histórica final do Campeonato Mineiro, contra o Villa Nova.

Curiosamente, os adversários dos capítulos anteriores possuem as duas maiores torcidas do país. Entretanto, nem mesmo as torcidas juntas chegariam perto do que fez a nação cruzeirense no dia 22 de junho de 1997. A China Azul cravava seu nome na história. Estava feito. 1 a 0 sobre o Villa Nova, título estadual e o maior público da história do Mineirão.

O jogo

Enfrentando um aguerrido Villa Nova, a Raposa teve bastante dificuldades no confronto. O time de Nova Lima levou o primeiro jogo por 2 a 1, obrigando a equipe azul a ganhar o jogo da volta. Empurrado pelas mais de 100 mil vozes, o Cruzeiro venceu pela vantagem mínima e levou a taça, mas a partida esteve longe de ser fácil.

O gol

Matador. Artilheiro. Ídolo. Fatal. Ou somente Flecha Azul. Todas essas expressões podem descrever Marcelo Ramos, você decide. No jogo, ele incorporou todos esses personagens e marcou o gol do título da Raposa.

Um belo gol. De quem conhece da área. Dessa maneira, Marcelo recebeu passe pelo alto e bateu cruzado e forte. No canto do goleiro Cláudio, que nada pôde fazer.

Público colossal

132.834 vozes pulsando num espetacular Mineirão numa linda tarde de domingo. Esse número que, para sempre, será a o maior da história do estádio, que hoje em dia abriga a capacidade apenas 64 mil espectadores. Apesar que, na altura, a capacidade era de 120 mil adeptos, mas outros 12 mil também queriam fazer parte da festa.

Mas o que pouca gente sabe é que esse número gigantesco foi fruto de uma ação da cúpula cruzeirense, que abonou os ingressos de mulheres e crianças. Ao todo, foram 74.859 pagantes e 57.977 cortesias. De qualquer forma, o feito, ainda assim, é espetacular, visto que promoções desse tipo já foram feitas diversas vezes na história do Gigante da Pampulha.

TBT #3: Cruzeiro 1-0 Villa Nova - O maior público da história do Mineirão
A torcida cruzeirense faz a festa – Créditos da foto: Arquivo/Cruzeiro

O apoteótico ano de 97

Além do título Mineiro e do recorde no público, 1997 ainda reservaria uma imensa alegria à torcida cruzeirense. Pouco tempo depois, o clube se sagraria bicampeão da Copa Libertadores, batendo o Sporting Cristal-PER, por 1 a 0.

Ficha técnica

Local: Estádio do Mineirão
Data: 22 de junho de 1997
Árbitro: Marco Antônio Cunha
Assistentes: José Eugênio e Marco Antônio Martins
Gol: Marcelo Ramos, aos 9’ do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Vítor, Gottardo e Ricardinho (CRU); Wilson, Jean e Alemão (VLN)
Público: 74.859 pagantes e 132.834 presentes
Renda: R$ 664.087, 50 

Cruzeiro: Dida, Vítor, Gottardo, Célio Silva e  Nonato; Fabinho, Ricardinho, Palinha (Da Silva) e Cleison; Elivélton (Donizete Amorim) e Marcelo Ramos (Alex Mineiro). TEC: Paulo Autuori.

Villa Nova: Cláudio, Wilson (Carlinhos), Eleomar, Cláudio Roberto e Vander; Jean, Alemão; Guiba e Joca (Adão); Kal Bayano (Paulo César) e Milton. TEC: Brandãozinho

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar