AnálisesCategorias de base

Soluções caseiras levantam questionamento: Popó e Maurício deveriam ser mais utilizados no Cruzeiro?

Jovens jogadores têm feito sucesso com a camisa celeste

Dez rodadas depois, o Cruzeiro finalmente deixou a zona de rebaixamento. Esse respiro se deve muito aos jovens Cacá e Éderson que, além de boas partidas, fizeram gols decisivos para a Raposa. Agora, com o sucesso dos dois, os nomes de Vinícius Popó e Maurício voltam ao debate. Será que a dupla ofensiva também teria o mesmo êxito dos dois companheiros?

Cacá

O zagueiro de 20 anos começou sua caminhada no time titular no meio do Brasileirão. Entrou em um momento complicado e isso o fez cometer alguns erros normais para a idade e o contexto. Entretanto, com o passar do tempo, o camisa 14 tem se firmado e caído nas graças da torcida. No último jogo, Cacá marcou gol fundamental para vitória azul contra o Botafogo.

Números de Cacá no Brasileirão 2019

11 jogos
01 gol
13 desarmes certos
97% de passes certos
61 rebatidas
08 faltas sofridas
12 faltas cometidas
04 cartões amarelos

Éderson

Assim como Cacá, o volante tem 20 anos. Mas seu caso é um pouco diferente. Éderson também entrou no meio do campeonato e foi um sucesso instantâneo. Hoje, o camisa 15 é o melhor jogador do time celeste. Com uma disposição tática ímpar, que já foi destacada aqui, no Mais Cruzeiro, ele se destaca muito. Como se não bastasse, Éderson tem surgido como um jogador decisivo para o time de Abel. O atleta marcou dois gols nas últimas duas vitórias cruzeirenses, contra Corinthians e Botafogo.

Números de Éderson no Brasileirão 2019

12 jogos
02 gols
07 passes para finalizações
22 desarmes certos
11 dribles certos; 100% de acerto
12 finalizações; 06 certas
92% de passes certos
17 faltas sofridas
20 faltas cometidas
03 cartões amarelos

Por que oportunizar Popó e Maurício?

No caso de Vinícius Popó, a concorrência ajuda. Fred não consegue render o mínimo esperado. Já Sassá, sempre que entra, decepciona. A torcida cruzeirense acredita que o camisa 30 mereça uma chance no time titular. Por outro lado, Maurício enfrenta uma disputa pesada. Concorrendo com nomes como Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel, o camisa 41 perdeu espaço com a chegada de Abel Braga. Contudo, é visível que os jogadores citados não vivem grande momento. Assim, Maurício poderia se tornar uma boa opção para o treinador.

Além disso, com a eliminação do Cruzeiro no Brasileirão Sub-20, as duas maiores promessas das categorias inferiores da Raposa não terão mais compromissos em competições de base em 2019. Estão completamente à disposição do time principal.

Soluções caseiras levantam questionamento: Popó e Maurício deveriam ser mais utilizados no Cruzeiro?
Na base, os jogadores protagonizam grande dupla – Créditos da foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Vinícius Popó

Centroavante nato, o menino de 18 anos possui um histórico de artilharias nas categorias de base e foi o maior destaque cruzeirense na última Copa São Paulo de Futebol. Entretanto, o camisa 30 foi pouco acionado para atuar no time profissional nesse ano e a torcida pede uma oportunidade. Afinal, Fred e Sassá vivem momentos terríveis e não estão agradando.

Popó disputou apenas dois jogos na atual edição do campeonato nacional e pouco fez.

Maurício

Assim como o atacante, o meia tem 18 anos. Entretanto, já foi utilizado muito mais que o companheiro. Inclusive, o jogador já até marcou um gol decisivo para o Cruzeiro, na vitória por 1 a 0 contra o Vasco. Meio-campista, Maurício surge como alternativa a Robinho e Marquinhos Gabriel, visto que Thiago Neves vive uma pequena evolução e não deve ser sacado do time.

Números de Maurício no Brasileirão 2019:

07 jogos
01 gol
08 cruzamentos
01 passe para finalização
05 faltas sofridas
03 faltas cometidas

Desgaste físico

Na entrevista coletiva após o jogo contra o Botafogo, Abel disse que, pela sequência de jogos, o time está sentindo a parte física. Assim, há a possibilidade de alguns jogadores serem poupados nos próximos jogo. Dessa forma, é possível que os jovens Popó e Maurício retornem ao radar de opções do comandante azul.

Próximos jogos

O Cruzeiro volta a campo neste domingo (03), às 19h, para enfrentar ao Bahia. Depois, visita o Athletico-PR e recebe o rival Atlético Mineiro. Resta saber se o camisa 30 e o camisa 41 irão regressar à lista de relacionados do técnico Abel Braga.

Os números utilizados na matéria foram retirados do Footstats.

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar