AnálisesCampeonato Brasileiro

Vida ou morte: a importância do clássico de domingo para o Cruzeiro

O Cruzeiro entrará em campo, no domingo (10), para um clássico de extrema importância para a continuidade do time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Jogando com o apoio da torcida, que promete lotar o Mineirão, só a vitória interessa à equipe celeste. Atualmente na 16ª colocação do Brasileirão, a Raposa segue muito ameaçada pela zona de rebaixamento e um resultado negativo poderia ser desastroso para a equipe.

Mas por que esse jogo em especial é tão importante assim para o time celeste? Vejamos:

Tabela

O Cruzeiro é, atualmente, o 16° colocado do Brasileirão, com 34 pontos, um a mais que o Botafogo, que abre a zona de rebaixamento. Uma vitória poderia içar o time celeste para a 14ª posição, que seria a colocação mais alta do time no campeonato em muito tempo. Mas caso tropece a situação to time se complica. Um empate poderia mandar o time para a zona do rebaixamento mais uma vez, após algumas rodadas. Uma derrota seria ainda mais desastrosa, pois existiria a possibilidade do clube ver seus rivais diretos se afastarem na tabela.

Outro fator que faz a vitória ser indispensável no próximo jogo é o baixo número de triunfos do time na competição. Primeiro critério de desempate no Brasileirão, o número de vitórias é muito importante em um campeonato que se decide com poucos pontos de diferença. O Cruzeiro é, de forma isolada, o time que mais empata no Brasileiro, isso faz com que, mesmo com poucas derrotas, o time siga com poucas vitórias. Para se ter ideia, o time mineiro é o nono time que menos perdeu, com 11 derrotas, e o terceiro que menos ganhou, com sete vitórias. O Botafogo, time que vem logo abaixo da Raposa, tem 18 derrotas, para se ter ideia, e ainda assim está a somente um ponto dos mineiros.

O alto número de empates pode prejudicar, e muito, o time mineiro. Os adversários do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento têm, em sua maioria, cerca de dez vitórias. Analisando-se a tabela de todos os times é muito difícil que a Raposa alcance esse número de triunfos. Portanto, é muito importante que o time celeste se garanta pelos pontos ganhos e não tenha que depender desse critério. Mesmo que empate ou perca o clássico e, ainda assim, não caia para a zona de rebaixamento, o resultado terá sido desastroso para a continuidade do campeonato.

Vida ou morte: a importância do clássico de domingo para o Cruzeiro
Torcida do Cruzeiro promete lotar o Mineirão – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Emocional

Uma vitória também seria importante emocionalmente. Tanto o Cruzeiro quanto o Atlético-MG seguem pressionados pela péssima temporada que fazem e uma derrota no clássico abaixaria ainda mais essa moral, para o resto do ano. O torcedor atleticano espera que o time vença para afundar a Raposa. Já o cruzeirense espera uma vitória para, além de respirar no campeonato, não deixar o rival se distanciar da briga contra o rebaixamento. Quem frustrar o torcedor terá de aguentar a ira destes.

Tabela dos adversários

Outro ponto de atenção para o Cruzeiro é a rodada dos adversários diretos na briga contra o rebaixamento. O Fluminense pega o Inter fora e terá um páreo duro, o que é bom para os mineiros. Fortaleza e Ceará, por sua vez, fazem o clássico e quem sair vitorioso se distancia do Z4 e empurra o rival. Um empate garantiria os dois a frente da Raposaa pelo número de vitórias. Outro rival, o CSA pega o Vasco em casa e, caso vença, se aproxima em pontuação do time estrelado.

Agora a maior preocupação do time mineiro é com o jogo da segunda-feira (11), entre o Botafogo e o virtualmente rebaixado Avaí. Como joga em casa, o time carioca é favorito e caso vença e o Cruzeiro não, o Fogão empurra a equipe celeste para o Z4.

Por essas e outras é imprescindível que o Cruzeiro faça o dever de casa no Superclássico e não dependa de mais ninguém para se manter afastado do rebaixamento e ainda plantar uma crise no rival.

TBT #5: Cruzeiro 6×1 Atlético – 38ª rodada do Brasileirão de 2011

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar