Se hoje a Raposa pode se orgulhar de sua extensa e bonita história, tem de agradecer aos agentes do passado. Por isso, o Mais Cruzeiro lança uma série de matérias especiais sobre o centenário estrelado. Agora, iremos relembrar os 11 jogadores que jogaram Copa do Mundo enquanto defendiam o Cruzeiro.
Durante toda sua existência, o time celeste foi um verdadeiro celeiro de craques e, desta forma, serviu Brasil, Uruguai e Argentina em edições de Mundiais.
1966 – Tostão
Maior artilheiro da história do Cruzeiro, o craque Tostão foi o primeiro jogador do Cruzeiro em uma Copa do Mundo. Na ocasião, no Mundial de 66, na Inglaterra, o atleta marcou um gol.
1970 – Fontana, Piazza e Tostão
Na histórica conquista do tri-brasileiro, o Cruzeiro emplacou três jogadores na Canarinho. Titulares absolutos, Piazza, que atuou na zaga, e Tostão, que compôs o fulminante ataque, foram peças imprescindíveis para o título mundial voltar ao Brasil. O outro cruzeirense presente, Fontana era reserva.
1974 – Nelinho, Piazza e Perfumo
Mais uma vez, três atletas estreladas na Copa do Mundo. Desta vez, Nelinho e Piazza defenderam o Brasil, na campanha que resultou no quarto lugar. Por sua vez, o zagueiro Roberto Perfumo foi o capitão da Argentina.
1978 – Nelinho
O lateral celeste participou de mais uma Copa do Mundo com a camisa brasileira. Desta vez, a equipe nacional chegou ao terceiro lugar, com direito a gol de Nelinho na decisão, contra a Itália.
1994 – Ronaldo
16 anos depois, o Cruzeiro voltou a colocar um jogador em Copa do Mundo. Na ocasião, o prodígio Ronaldo compôs o elenco brasileiro na conquista do torneio disputado nos Estados Unidos.
1998 – Dida
Credenciado por suas apoteóticas atuações na Copa do Brasil de 96 e da Libertadores de 97, Dida jogou sua primeira Copa do Mundo em 1998. Na ocasião, foi reserva de Taffarel.
2002 – Edilson e Sorín
Campeão com a Seleção Brasileira, Edilson Capetinha era jogador do Cruzeiro na época. Além dele, o ídolo Juan Pablo Sorín jogou o Mundial pela Argentina enquanto vestia o uniforme estrelado.
2010 – Gilberto
Experiente e versátil, Gilberto se destacou pela Raposa durante 2009 e 2010 e, por isso, foi chamado por Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul.
2018 – De Arrascaeta
O último jogador do Cruzeiro a defender uma seleção em Copa do Mundo foi o uruguaio, hoje no Flamengo. No Mundial, apesar de vestir a 10 da Celeste Olímpica, ele teve uma atuação apagada.
Veja mais: Camisa 10 do Cruzeiro, Régis tem um gol criado a cada quatro jogos pelo clube