Início Especiais Centenário Agora centenário, Cruzeiro foi o primeiro time mineiro a conquistar grandes títulos...

Agora centenário, Cruzeiro foi o primeiro time mineiro a conquistar grandes títulos nacionais e internacionais

Completando 100 anos neste 2 de janeiro de 2021, o Cruzeiro é um dos times de maior sucesso no futebol mundial. Grandes conquistas, torcida numerosa e importantes nomes da história do esporte surgiram ou tiveram passagens pelo clube estrelado. E quando o assunto são os títulos da Raposa, um fato importante pode ser constatado: o Cruzeiro foi o primeiro time mineiro a conquistar grandes títulos nacionais e internacionais.

Além do valor competitivo desse pioneirismo em conquistas, o sucesso do Cruzeiro trouxe visibilidade para o futebol mineiro, que antes andava à sombra dos clubes do eixo Rio-São Paulo. Para se ter ideia, foi a partir da conquista da Taça Brasil de 1966, vencida pela Raposa sobre o icônico Santos de Pelé, que começou a se desenhar as competições nacionais que abarcavam mais regiões e clubes.

Em Minas Gerais, apesar de ser o mais jovens dentre os principais clubes do estado, foi o Cruzeiro que conquistou os grandes títulos primeiro. Nacionalmente, a Taça Brasil de 1966, posteriormente unificada com o Campeonato Brasileiro, foi a primeira conquista que colocou o estado no topo do futebol nacional.

Dez anos depois, foi a vez da América do Sul se curvar ao futebol mineiro pela primeira vez, com a conquista da Taça Libertadores da América de 1976. Levando-se em conta títulos internacionais de menor expressão em relação a Libertadores, foi o Cruzeiro que também inaugurou o hall de conquistas mineiro ao ser bicampeão da Supercopa da Libertadores e campeão da Recopa.

Quando o assunto é a Copa do Brasil, o Cruzeiro novamente puxou a fila ao conquistá-la em 1993, sendo este o primeiro dos seis títulos do torneio, que colocam a Raposa como maior campeão da competição. Tais feitos não beneficiaram somente o time celeste, mas o futebol do estado de Minas Gerais como um todo, que passou a figurar entre os grandes centros esportivos do Brasil.

Veja também: Régis dando adeus e Orejuela de volta – o dia 1 do Cruzeiro

Deixe seu comentário
Deixe seu comentário