Grife baiana ironiza traje brasileiros das olimpiadas

Após críticas, grife baiana se oferece para refazer uniforme do Brasil nas Olimpíadas

Coleção não oficial será lançada em breve após polêmica com os trajes atuais; Riachuelo enfrenta críticas por uniformes “conservadores”.

Os uniformes do Brasil para a cerimônia de abertura e encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 não agradaram o público. Idealizados e produzidos pela rede de departamentos Riachuelo, os modelos foram alvo de críticas e memes na internet. Por conta do desagrado geral, a marca baiana Dendezeiro decidiu então se oferecer para refazer os trajes da delegação brasileira, anunciando o lançamento de uma coleção não oficial em breve.

Críticas aos uniformes oficiais

Os uniformes criados pela Riachuelo foram produzidos segundo a premissa da filosofia sustentável e artesanal pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. Com tecidos reciclados e desfibrados, as peças exaltam a biodiversidade brasileira e utilizam cores da bandeira nacional, como verde, azul e amarelo. 

No entanto, a maioria dos brasileiros considerou os trajes muito conservadores, o que gerou uma onda de memes e piadas nas redes sociais. A predominância das críticas está relacionada à estética “evangélica” dos looks escolhidos.

Dendezeiro lança coleção alternativa

Diante da repercussão negativa, a grife baiana Dendezeiro anunciou que lançará uma coleção autoral e não oficial dos trajes. Conhecida por sua moda agênero e criações inovadoras, a marca promete uma nova abordagem que represente o Brasil de forma única e nostálgica. A Dendezeiro não tem nenhum vínculo oficial com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mas foi lembrada pelo público como uma alternativa viável para melhorar a imagem dos uniformes.

Reação do público

Nas redes sociais, muitos brasileiros expressaram suas opiniões e sugestões sobre os uniformes. A hashtag #uniformedendezeiro ganhou destaque, evidenciando a insatisfação com os trajes oficiais. A Dendezeiro, por sua vez, viu uma oportunidade de atender às expectativas do público e fortalecer os símbolos nacionais históricos presentes na moda.

LEIA  Fora das Olimpíadas: pego no Doping, Danielzinho toma chá de sumiço e preocupa

Enquanto isso, a Riachuelo continua com a venda exclusiva dos uniformes oficiais que serão utilizados pelo time brasileiro na cerimônia de abertura dos Jogos de Paris. A data de lançamento da coleção não oficial da Dendezeiro ainda não foi divulgada, mas a expectativa é alta entre os brasileiros que desejam ver uma representação mais autêntica e moderna do país nas Olimpíadas.

Com a polêmica em torno dos uniformes, a atenção agora se volta para a Dendezeiro e sua capacidade de criar uma coleção que ressoe com o orgulho nacional e atenda às expectativas dos torcedores.

Veja novidades da Dendezeiro no X (antigo Twitter):