Triatlo no rio Sena

Em meio a críticas, triatlo é liberado em Paris 2024

Prova de triatlo é confirmada nas Olimpíadas de Paris, mas internautas criticam duramente condições do Rio Sena

Está rolando! A prova de triatlo das Olimpíadas de Paris 2024 finalmente foi confirmada para hoje, quarta-feira, 31 de julho, após a aprovação da qualidade da água do Rio Sena. A liberação ocorreu depois de uma nova inspeção que atestou a segurança das águas para a prática esportiva. No entanto, a decisão não agradou a todos, gerando diversas reações nas redes sociais.

Inspeção Aprova a Qualidade da Água

A realização das provas de triatlo, tanto no masculino quanto no feminino, estava em dúvida devido aos altos níveis de bactérias encontrados Sena nos últimos dias. A União Internacional do Triatlo confirmou a realização das provas após a inspeção. “Nós vamos nadar”, anunciou a entidade em suas redes, trazendo alívio para muitos atletas e organizadores.

Os atletas brasileiros que participarão da prova são Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes no feminino, e Manoel Messias e Miguel Hidalgo no masculino. As provas já começaram a acontecer, com a competição feminina iniciando às 3h (horário de Brasília) e a masculina às 5h45.

Adiamento e impacto no treinamento dos atletas

A qualidade da água do Rio Sena piorou significativamente após as chuvas que atingiram Paris entre os dias 26 e 27 de julho. Isso levou ao adiamento da prova masculina, que estava marcada para a última terça-feira, 30 de julho. A mudança de data teve um impacto considerável no planejamento e treinamento dos atletas.

Nah Pinheiro, uma ex-triatleta, criticou a situação em entrevista ao programa Paris É Delas, do Terra. “Queriam tornar a prova do triatlo poética e histórica, mas vai se tornar um erro poético e histórico”, afirmou. 

Pinheiro também apontou que, em eventos de águas abertas, mudanças de data são mais comuns devido às condições climáticas. No entanto, a triatleta criticou a falta de estrutura adequada para a realização do esporte, sugerindo que deveria haver um plano alternativo para situações como essa.

LEIA  Fora das Olimpíadas: pego no Doping, Danielzinho toma chá de sumiço e preocupa

Internautas duvidam da qualidade da água

Apesar da aprovação da qualidade da água, muitos internautas expressaram suas preocupações e críticas nas redes sociais. No Twitter, @_duardoromania comentou: “Esse povo nadando no Rio Sena, que nojeira, depois desse triatlo o negócio é um banho químico”. 

@FranklinPedrei1 ironizou: “Triatlo liberado, pelo visto diminuíram a quantidade de merda no rio”.

Por outro lado, alguns internautas demonstraram entusiasmo com a prova. @livianovaisr_ escreveu: “Triatlo simplesmente o esporte mais legal das Olimpíadas logo depois do pentatlo”.

Expectativas para as próximas provas

Além das provas individuais, o Rio Sena será palco de mais duas competições de triatlo: o revezamento misto por equipes, marcado para o dia 5 de agosto, e a maratona aquática, nos dias 8 e 9 de agosto.

Com a liberação das provas e a promessa de melhorias na qualidade da água, a torcida agora é para que os atletas possam competir em condições seguras e justas, mantendo o espírito olímpico vivo em Paris 2024.

Acompanhe os lances das Olimpíadas no X: