Torcedor criminoso: atacante do Criciúma sofre ato de intolerância em jogo da Série A
Apesar dos esforços contínuos para criar um ambiente esportivo livre de preconceitos, o racismo ainda persiste no futebol, seja nas grandes ligas europeias, ou mesmo na Série A do Brasileirão. A mais recente vítima é Allano, atacante do Criciúma, que sofreu insultos racistas durante a comemoração de um gol decisivo. O momento foi capturado em vídeo.
Vitória na primeira divisão
O Criciúma celebrou sua segunda vitória na Série A com um jogo apertado contra o Atlético-GO. A partida, disputada em Goiânia, foi marcada por um gol de virada de Miguel Trauco no último minuto, garantindo a vitória do Tigre. Apesar disso, a celebração foi manchada por um ato de racismo gravado, onde um torcedor insultou Allano de “negro safado” durante a comemoração.
O vídeo, capturado pela TV oficial do Criciúma, mostra claramente o momento em que Allano é alvo do insulto racial. A repercussão foi imediata, abrindo espaço para muitas críticas e reflexões acerca da persistência e gravidade desse problema social.
Veja o lance:
João sem braço isentão
O técnico do Criciúma, Cláudio Tencati, comentou sobre o incidente durante a coletiva pós-jogo. O tom, infelizmente, é de isenção:
“É difícil a gente falar qualquer coisa, eu não ouvi nada dentro do campo. A gente sempre pede, mas infelizmente numa sociedade cada um tem suas ideias, seus posicionamentos e suas crenças. E ainda a gente continua tendo isso, infelizmente. Tem que ser punido o indivíduo. Eu não concordo que o clube seja punido e sim o indivíduo.”
Embora a fala de Tencati possa sugerir um tom de resignação, é importante manter a pauta do combate ao preconceito em destaque. Do ponto de vista jurídico, a responsabilização individual é fundamental para combater efetivamente o racismo. Punições direcionadas aos responsáveis por tais atos são necessárias para criar um ambiente seguro e inclusivo no esporte, reforçando que atitudes racistas não serão toleradas.
Acompanhe novidades do Criciúma no X (antigo Twitter):
Tweets by CriciumaEC