Cruzeiro enfrenta pior sequência entre rivais e mira G-6 da Libertadores

Cruzeiro enfrenta pior sequência entre rivais e mira G-6 da Libertadores

Após empate contra o Vasco, equipe celeste se distancia do grupo de classificação para a Libertadores, precisando melhorar seu desempenho nas rodadas finais.

O Cruzeiro, que na última rodada empatou por 1 a 1 contra o Vasco no Mineirão, vive um momento instável no Campeonato Brasileiro. A equipe mineira caiu para o 8º lugar, com 43 pontos, e está a dois pontos do G-6, que garante vaga na Libertadores de 2025, seu principal objetivo na temporada. A perda de posições, no entanto, não é apenas fruto do resultado mais recente, mas de uma sequência de maus desempenhos.

Desempenho abaixo do esperado

O recorte dos últimos dez jogos evidencia uma fase preocupante para o Cruzeiro, que tem o pior aproveitamento entre as equipes que disputam a parte de cima da tabela. Com 11 pontos conquistados em 30 possíveis – um aproveitamento de apenas 36,6% –, o time celeste acumula duas vitórias, cinco empates e três derrotas nesse período, marcando 10 gols e sofrendo 8

Esses resultados culminaram na saída do técnico Fernando Seabra, que comandou o time em nove dessas partidas. A nova comissão técnica, sob o comando de Diniz, fez sua estreia justamente no duelo contra o Vasco.

A queda de rendimento é visível quando se observa a tabela. Após a vitória convincente sobre o Botafogo por 3 a 0, fora de casa, na 20ª rodada, o Cruzeiro ocupava a 5ª posição, com 35 pontos

Naquele momento, a equipe estava apenas a um ponto de Palmeiras e Fortaleza, e a cinco do líder Botafogo. Contudo, desde então, o time entrou em uma sequência de instabilidade que o fez perder contato com os primeiros colocados.

Diferença para os principais concorrentes

Comparando o desempenho dos últimos dez jogos com os principais concorrentes, o cenário fica ainda mais claro. Hoje, o Botafogo tem uma vantagem de 14 pontos sobre o Cruzeiro, enquanto Palmeiras e Fortaleza estão com 13 e 12 pontos, respectivamente, à frente dos mineiros. O único time que mantém a mesma diferença em relação ao Cruzeiro é o Flamengo.

Além de perder terreno para os adversários diretos, o Cruzeiro viu equipes como São Paulo, Bahia e Internacional superarem seu desempenho. O time foi derrotado pelo São Paulo nesse período e também deixou escapar pontos importantes contra o Internacional, o que impactou sua posição na tabela.

Adversários abaixo ainda oferecem perigo

Se o Cruzeiro enfrenta dificuldades, os times que estão logo abaixo na classificação ainda têm chances de ultrapassá-lo. Vasco e Atlético-MG, embora estejam distantes na tabela, possuem jogos a menos e vêm de uma sequência de resultados melhores que o Cruzeiro nos últimos dez confrontos. O Atlético-MG somou 14 pontos nesse período, enquanto o Vasco fez 13 pontos, superando o desempenho da equipe celeste.

Pontuação dos concorrentes diretos à Libertadores nos últimos 10 jogos

  • Internacional – 23 pontos
  • Fortaleza – 22 pontos
  • Palmeiras – 20 pontos
  • Botafogo – 18 pontos
  • São Paulo – 16 pontos
  • Bahia – 15 pontos
  • Flamengo e Atlético-MG – 14 pontos
  • Vasco – 13 pontos
  • Cruzeiro – 11 pontos

Para voltar ao G-6 e conquistar uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro precisa urgentemente reencontrar o caminho das vitórias. O desempenho recente mostra que a equipe tem potencial, como foi visto na vitória contra o Botafogo, mas a irregularidade vem impedindo uma ascensão consistente. A equipe celeste precisa melhorar seu aproveitamento e contar com tropeços dos rivais diretos para atingir seu objetivo.

Henrique Costa