Luka Doncic e Kyrie Irving Comandam Virada Histórica dos Mavs

Luka Doncic e Kyrie Irving Comandam Virada Histórica dos Mavs

Luka Doncic e Kyrie Irving trocaram um abraço exausto enquanto os últimos segundos do relógio se esgotavam, caminhando de braços dados e desfrutando do momento após a vitória de virada do Dallas Mavericks sobre o Houston Rockets por 147 a 136 na prorrogação.

As estrelas do Dallas logo foram cercadas pelo restante do elenco dos Mavericks no meio da quadra, celebrando sua 14ª vitória em 16 jogos. Esta foi conquistada com tanto esforço quanto qualquer uma das vitórias dos Mavs durante esta sequência, já que eles se recuperaram de um déficit de 22 pontos, a maior virada da temporada.

O abraço coletivo foi uma imagem que resumiu o sucesso de Dallas. Todo o time esteve envolvido, mas o foco estava em Doncic e Irving. As superestrelas combinaram para 85 pontos na vitória na prorrogação, a maior marca como dupla, com Irving marcando 48 pontos, seu recorde na temporada. Doncic teve 37 pontos, 9 rebotes e 12 assistências, incluindo um passe para Dante Exum acertar um arremesso de 3 pontos no estouro do cronômetro levando o jogo para a prorrogação.

“No final do jogo, Luka estava tipo, ‘Estou cansado, cara'”, disse Irving. “Por isso eu apenas o abracei, cara. Ele deu tudo de si, e fez tudo que podia. … Foi mais um daqueles momentos para nós, como irmãos, nos abraçarmos. Sabemos o quanto trabalhamos e o quanto foi preciso para chegar a este ponto da temporada.”

Foi a terceira vez nesta temporada que Doncic e Irving marcaram pelo menos 35 pontos cada um, o maior número de qualquer dupla na NBA, de acordo com a ESPN Stats & Information.

O Dallas (48-30) subiu do oitavo para o quinto lugar na Conferência Oeste no último mês, posicionando os Mavs para um provável confronto na primeira rodada com o LA Clippers. Os Mavs têm o melhor recorde da NBA nesse período, que se seguiu imediatamente após o Dallas perder cinco de seus primeiros seis jogos após o intervalo do All-Star.

“A química é importante”, disse Doncic. “Estamos numa boa sequência agora.”

A sequência de 14-2 dos Mavs começou quando o técnico Jason Kidd mudou a escalação inicial, incluindo o ás defensivo Derrick Jones Jr. e o pivô Daniel Gafford, este último que se juntou ao ala-pivô titular P.J. Washington como aquisições chave na data limite de trocas. De repente, Doncic e Irving estavam cercados por atletas explosivos que realçavam seu brilho ofensivo.

Doncic tem médias de 30,9 pontos, 10,1 rebotes e 10,0 assistências durante esse período de 16 jogos. Irving tem médias de 26,1 pontos e 5,3 assistências, muitas vezes aliviando o peso sobre Doncic ao assumir o controle dos jogos.

O quarto período de domingo foi uma dessas ocasiões. Irving marcou 19 pontos com 7 acertos em 10 tentativas no quarto, deslumbrando com movimentos fora do drible enquanto misturava arremessos em fadeaway de alta trajetória e finalizações artísticas ao redor da cesta.

“Quando a bola está nas minhas mãos e não vejo ninguém vindo para a dobra, então é meu momento de ser agressivo”, disse Irving. “Os companheiros de equipe continuaram colocando a bola nas minhas mãos. Eu tinha a vantagem hoje à noite, então estamos apenas aproveitando ao máximo. Consegui alguns fáceis hoje à noite e continuo a me alimentar de uma boa energia, cara.”

Henrique Costa